Você já teve paralisia do sono?

Quando questionado durante a consulta se já apresentou algum episódio de paralisia do sono, o paciente não hesita em responder. Isso porque estes episódios são geralmente muito angustiantes e quem já os apresentou, normalmente não esquece!

A Paralisia do Sono consiste na situação em que o paciente acorda e não consegue se movimentar,ou seja, não consegue realizar atos voluntários, embora esteja consciente.
Pode estar acompanhada por sensação de incapacidade para respirar e alucinações. A musculatura ocular e o músculo diafragma são preservados durante as crises, que geralmente duram poucos minutos. Ainda Bem!!! Pode estar presente esporadicamente na população geral, sendo possível episódios isolados na adolescência ou em associação a sono irregular, privação de sono, uso de álcool, drogas e estressse. Caso este sintoma seja frequente, pode estar associado a algum distúrbio do sono, devendo-se pensar principalmente na Narcolepsia.

Dica: Geralmente tentar mexer os dedos dos pés ou piscar várias vezes pode ajudar a interromper um episódio! Mas a melhor dica é procurar um especialista!