Distúrbio comportamental do distúrbio REM

Por que não começar de forma divertida a desvendar os distúrbios do sono?

Que Walt Disney era um gênio, ninguém duvida! Mas como pôde retratar com tantos detalhes o Distúrbio Comportamental do Sono REM antes deste ser formalmente descrito, ainda é um mistério!
A observação de um cão tendo um sonho intenso e vívido, de conteúdo perturbador, que se assemelhava muito a um episódio de Distúrbio Comportamental do Sono REM no filme Cinderela (1950), motivou um estudo em que todos os filmes e curta metragens Disney foram analisados para outros exemplos desta parassonia.

A partir de então, foram identificados diversos distúrbios do sono, tais como sonambulismo, sonilóquio (falar durante o sono), pesadelos, convulsões, roncos e apnéia, muito bem retratados e inseridos como elementos cômicos nestes filmes. Os roteiristas da Disney, além do seu inquestionável talento, eram também astutos observadores do sono e suas alterações!

Vamos, então, com essa página, aprender um pouco sobre Neurologia e Distúrbios do Sono, lembrando sempre que nenhum conteúdo digital substitui uma consulta médica!